segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Resolvi Emagrecer em 2014! Quem Quer?

 2014 começou cheio de resoluções e desafios, e um deles é EMAGRECER! Fui magra por pouco tempo, há alguns anos, curti muito e hoje sinto tanta saudade que resolvi voltar à magreza. Começo o ano com 102 quilos, cinco a menos desde que comecei no muay thai e na natação há um mês. Talvez já esteja nos 103 ou 104, por causa das jaquices das festas de fim de ano, mas nem quero pensar nisso agora. Vou deixar a conta nos 102 e seguir em frente, rumo aos 70! Esse é meu desafio de saúde, não que gordinhas não sejam saudáveis, mas no meu caso o sobrepeso afeta e muito minha saúde. Eu retenho muito líquido, tenho disposição à hipertensão e sou obcecada com sódio, fiscalizo mesmo as comidas e os industrializados aqui em casa, fico no pé de todo mundo e sei que as vezes é uma chatice, porém muito necessária. 
Pra vocês terem uma ideia eu quase fiz a gastroplastia, cirurgia de redução de estômago, já estava tudo encaminhado, os exames todos prontos, já tinha passado pela psicóloga, mas desisti, por achar que não havia essa real necessidade de ir tão longe, com um método tão radical. 
Enfim, o muay thai me alivia muito e a natação tem sido a maior delícia de todas, se eu pudesse passaria umas 3 horas diárias dentro da piscina, acho que adotei um esporte pra vida! É interessante que mesmo tão inchada e com todo esse sobrepeso, meu condicionamento físico é excelente! Vou aproveitar minha fase 'atleta' e aliar a dieta Dukan, pra alcançar meu objetivo. Falo sobre o muay e a natação em outro post!
Desde que li no Futilish, o depoimento da Luiza que emagreceu 40 kg em 6 meses, com a ajuda do livro Eu Não Consigo Emagrecer do Pierre Dukan, corri nas Americanas e garanti meu exemplar. Aqui nesse post tem o depoimento da Luiza! Deixei passarem as festas, tive muitas no fim do ano e sabia que elas me atrapalhariam e optei por começar agora.
Não sou especialista, não tomo essa dieta como a resolução pros meus problemas, mas vi em vários depoimentos que busquei e informações que coletei, um estímulo pessoal, e como gosto de compartilhar minhas coisinhas com vocês, achei que seria super válido.  Cada um sabe e dá conta de si, é importante saber suas restrições e limites em relação à saúde, pra que tudo dê certo, ok? Depois, vou começar como mais uma tentativa, que espero que funcione, ainda mais que agora eu pratico dois esportes, ou seja, não estou esperando que um milagre caia do céu! Estou suando em busca dos meus objetivos.
A dieta Dukan tem etapas que devem ser seguidas à risca: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização Definitiva. Vou compartilhando aqui com vocês, à medida em que for progredindo, ok?
A primeira fase que começo hoje é a de ataque, bem rigorosa, por um período curto de cinco dias e crucial no emagrecimento. Ela é à base de proteínas puras, que segundo Dukan fazem emagrecer sem perda muscular nem flacidez, nessa etapa entram as carnes magras grelhadas, leites e iogurtes de soja, zero adição de açúcar, ovos, aveia. Ahhhh tem que beber bastante água, ela purifica o organismo e potencializa a dieta! Tanto no livro, quanto na internet, tem várias receitas que facilitam a nossa dieta e mascaram sua rigidez, tornando a empreitada bem mais agradável, porque já sabe né? Se cair na rotina, é desestímulo na certa. Vi uma receita no livro, que me deixou muito curiosa que é a Panqueca de Aveia, hoje já fui no mercado comprar minha aveia e faço amanhã e conto pra vocês. Pra mim que sempre pulo os cafés da manhã, vai ser bem importante pra seguir direitinho a dieta e não ser tentada a comer pão. 
É prescrita a dose de 1 colher e meia por dia de farelo de aveia e é aconselhado que seja consumida em forma de panquequinhas, adoçadas com aspartame, ou salgadas, feitas da seguinte forma:
"Adicione uma colher e meia de sopa de farelo de aveia em uma tigela, acrescente meia colher de sopa de requeijão cremoso 0% de gordura ou de iogurte e uma clara de ovo ou um ovo inteiro, se não houver problema de colesterol. 
Adoce com uma colher de aspartame ou salgue ligeiramente a gosto.
Misture bem.
Coloque a massa em uma frigideira antiaderente com algumas gotas de óleo, que devem ser enxugadas com papel toalha. Deixe cozinhar por dois a três minutos de cada lado.
As panquecas se conservam por mais ou menos uma semana na geladeira, embaladas em papel alumínio ou filme, para evitar que fiquem secas. Você também pode congelá-las, pois assim conservam o sabor, a consistência e o valor nutricional." - Trecho reproduzido do livro, página 75.
Os alimentos autorizados nessa primeira fase são inúmeros, chega a ter uma lista com 100 alimentos permitidos, mas ela consiste basicamente de:
. Carnes magras,
. Miúdos - fígado de boi ou galinha,
. Peixes,
. Frutos do mar - esses eu não como nenhum,
. Aves - todas são permitidas, exceto as de bico chato como pato e ganso, e devem ser consumidas sem a pele,
. Presuntos - sem ou com baixo teor de gordura, também não como, opto pelo peito de peru,
. Ovos,
. Proteínas vegetais - tofu, seitan, tempeh, bifes de soja, proteína de soja texturizada, leite de soja, iogurte de soja, 
. Laticínios magros,
. ÁGUA!
Hoje, uma amiga me chamou atenção pra um fato importantíssimo: tem que redobrar os cuidados com a pressão arterial, essa dieta pode elevá-la bastante por conta dos embutidos, presuntos e ovos. CUIDADO hein???
Bom, é uma dieta riquíssima em detalhes, variedades e eu aconselho a quem puder que compre o livro ou dê uma boa pesquisada na net, no site mesmo, tem bastante coisa útil, no mais vamos compartilhando nossas experiências aqui, trocando informações, receitinhas, tirando dúvidas umas com as outras. Teve também a Nat que compartilhou um link repleto de receitas, que vou sempre dar uma olhadinha com bastante calma e atenção e cada vez que fizer alguma receita, eu conto pra vocês. O site é esse aqui. Dessa vez funfa! ;)
E vocês, estão numa boa com o corpitcho e a saúde? Alguma resolução do tipo, pra esse ano? Me contem, quero saber!!! ;***

6 comentários:

  1. Ihuuuuuul, vamoss la Mille, eu tbm vou continuar a dieta Dukan, testei ela ano passado e msm n seguindo a risca consegui eliminar 5 kg. Vou entrar na natação tbm, nesse calor, não tem esporte mais delicia pra se fazer! Minha meta é 75kg por causa da minha altura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Nat, é bom que uma estimula a outra!
      Bjs!!!

      Excluir
  2. Que delícia, tb resolvi emagrecer ano passado e desde então já consegui mudar meu manequim do 52 pro 44. Boa sorte pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Sorte e sucesso p vc. Comecei e já tô na fase cruzeiro, emagreci 7 kg já. t^amando.

    ResponderExcluir
  4. Que incentivo, eu to louca pra eliminar a barriga, eu sou feliz com o meu peso, meu único problema é a minha barriga que me incomoda demais.
    Vou dar uma pesquisada a mais sobre essa dieta e ver como coloca - la em minha vida, mesmo sendo meio difícil já que eu almoço fora todos os dias.
    Boa sorte no seu emagrecimento, voltarei mais vezes aqui pra ver como você está se saindo.
    Ahh te convido pra participar do aniversário do meu blog e ter o seu blog divulgado, mas explicações no banner na lateral direita.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Perder peso(não nasci para ser gorda),iniciar atividade fisica!A diete estou na segunda semana (ainda bem que faz calor,fica+facil para comer saladas)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails