terça-feira, 9 de abril de 2013

Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Nunca tinha lido nenhum livro da Jane Austen, mesmo já tendo lido inúmeras resenhas bem positivas. E é engraçado, porque gosto bastante de literatura inglesa, diria que são os meus autores/livros favoritos e chega a ser mais engraçado ainda e até interessante, porque eu amo os nomes das personangens, dos lugares, das cidades. Fico realmente fascinada e chego a dar nomes ingleses pra algumas ruas e cidades onde costumo ir, só de brincadeira, me imaginando num autêntico romance inglês.
Pois bem, além das citações à Jane Austen que são feitas no livro Ler, Viver e Amar - clique aqui pra ler a resenha -  o que mais me instigou a ler foram algumas postagens da Francine Ramos do Livro & Café. Daí que eu já tinha visto Razão e Sensibilidade nas Lojas Americanas, aqui em Alagoinhas, e sempre deixava de lado, mas dessa vez eu voltei correndo à loja pra garantir meu exemplar. E não me arrependi!
Conhecer a Jane, através de Razão e Sensibilidade foi uma grata surpresa, o livro é um típico romance inglês, do jeito que eu mais amo, com personagens riquíssimos, cheios de características bem consistentes e, neste caso, as personagens principais Elinor e Marianne são absurdamente encantadoras, apesar da tempestade de sentimentos que ambas nos fazem passar. Com idades entre 16 e 19 anos, ambas tem personalidades fortíssimas, sabem bem o que desejam, mesmo em pleno século XIX. Suas diferenças são arrebatadoras, Elinor  completamente racional, comedida, prudente, mas muito vigorosa e Marianne absolutamente passional, visceral, cheia de vida e incrivelmente frágil e romântica. 
As duas vivem às voltas com suas relações sociais, financeiras e principalmente amorosas, tudo muito bem envolvido numa linguagem de muito bom gosto, educada, civilizada e polida. A riqueza dos diálogos me impressionou bastante, a disparidade entre as irmãs é muito envolvente e prende a nossa atenção até o fim. 
Jane Austen consegue um romance de amor, cheio de sentimentos bem fortes, salpicado de emoções à flor da pele, mas sem citar em nenhum instante, um beijo sequer. Isso, eu achei genial!
(Autor: Austen, Jane / Editora: Bestbolso / Categoria: Literatura Estrangeira / Romance)
*******
Super recomendo a leitura desse livro, um clássico por sinal, e já quero ler outros livros da autora, a começar por Orgulho e Preconceito!
Beijos e espero que tenham gostado! ;***

4 comentários:

  1. Oi!
    Já que você gostou do livro, recomendo Orgulho e Preconceito, o mais famoso (e o mais gracinha) da Jane Austen.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ouço elogios a respeito dele, Aline.
      Vai ser o próximo da Jane, com certeza!
      Bjs e obrigada por sua visita.
      Volte sempre! ;)

      Excluir
  2. Me interessei, agora eu pretendo ler haha. Seguindo flor, beijos
    alwaysconectada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails