quarta-feira, 24 de abril de 2013

Livro: A Alma Imoral

"Reconstruindo os significados de 'corpo' e 'alma', Nilton Bonder procura contrapor o conceito de alma imoral do texto bíblico ao animal moral da psicologia evolucionista. O autor defende que o corpo que preserva e a alma que trai são responsáveis pelo processo de reprodução. A intenção do autor é transportar o leitor para um campo de batalha milenar onde o traído troca de lugar com o traidor, o santo com o marginal, o corpo com a alma. (Livraria Cultura)"
-------
Comprei A Alma Imoral, há uns dois ou três anos se não me engano, no aeroporto de Salvador, antes de embarcar pra BH, e o li pela primeira vez durante a viagem, ele é pequenininho,  tem pouco mais de 130 páginas. Senti saudade e queria reforçar algumas coisas em minhas lembranças, então o li novamente em março, ele fez parte do post Livros de Março.
Apesar de já 'conhecer' o rabino Nilton Bonder há bastante tempo e de já ter lido inúmeros de seus artigos na internet, lembro nitidamente da primeira vez que ouvi falar nesse livro, no programa do Jô Soares quando a atriz Clarice Niskier foi falar de sua peça com mesmo nome, e que era baseada no livro. Inclusive é ela que aparece na foto da capa.
Sabe esses livros que você acaba a leitura mas eles permanecem na sua memória por um bom tempo? Pois, esse ficou pra sempre, de lá pra cá é um livro que me fez aprender muitas coisas e até entender outras que eu tinha conhecimento mas não sabia explicar.
Dentre tantas coisas que aprendi, uma delas e que considero importantíssima pra sermos melhores, menos julgadores e mais compreensivos com nosso próximo é que: "nem tudo que é certo é certo fazer, e nem tudo que é errado é errado fazer"!
Esse livro naturalmente provoca ao leitor uma reflexão muito grande e detalhada sobre conceitos que muitas vezes temos como certos, porém não se aplicam a determinadas situações ou épocas e vice versa. Muitas vezes precisamos agir de forma "errada" (dentro de alguns padrões pré estabelecidos), mas que numa determinada situação é a única coisa correta a ser feita e que foge a tradições e nos levam a transgredir para o bem. E ele trata basicamente de tradição e traição!
Não é um livro de auto ajuda (D-us me livre! rsrsrs), nem tampouco específico para casais, mas trata bastante sobre relacionamentos e os passos que, muitas vezes uma das partes dá à frente e que ao invés de levar o outro a avançar também, o faz defensivamente dar um passo para trás e dessa forma desequilibrar a relação. De certa forma, Bonder nos conduz a caminhar sempre à frente, nos evoluindo e nos civilizando cada vez mais.
É um livro espetacular e eu recomendo demais a sua leitura!!!
Beijos e espero que tenham gostado! ;***

9 comentários:

  1. Achei interessante, e vou tentar ir atrás. Não são todos que consigo achar.

    ➥http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/
    ➥http://www.facebook.com/SimplesAgradavelBlog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Saraiva e na Cultura tem, ou então dá uma buscadinha no Google se preferir outras opções.
      Bjs!!!

      Excluir
  2. Adorei. Fiquei com muita vontade de ler esse livro agora, parece ser ótimo, e também amo livros que nos fazem refletir e que deixam saudades!!
    http://papodajess.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. coloquei na minha lista, fiquei curiosa pra lê-lo

    bjs
    http://www.compradoraweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica!! Vou até falar para minha pois ela gosta muito de ler :D
    Já anotei o nome!!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    Ps: meninas faltam apenas 4 dias para encerrar o sorteio Victoria´s Secret que está no ar. Duas sortudas levarão para casa os prêmios hem, corram e participem :D

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro, parece ser ótimo!
    Beijão <3

    Está rolando sorteio lá no blog, vem participar *-*

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,tudo bem?
    Eu adoro ler, acho extremamente importante para nosso vocabulário e conhecimento.
    Esse livro ainda não conheço,mas parece ser muito interessante mesmo.
    Ahh...participe do sorteio que está acontecendo no blog, você vai adorar.
    http://sabrina-errera.blogspot.com.br/2013/04/sorteio-em-parceria-com-point-do-sorteio.html
    Super beijo,
    Sah Errera

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails